Mercado 03/10/23 / DICAS / EDUCAÇÃO / FÓRMULA HIGH

MERCADO DE TRABALHO: COMO PREPARAR O JOVEM PARA O MUNDO PROFISSIONAL?

Vivemos em uma sociedade em constante evolução e, quando falamos sobre mercado de trabalho, encontramos uma realidade cada vez mais competitiva, exigindo habilidades que vão além do conhecimento acadêmico e teórico.

A educação e, consequentemente, a escola desenvolvem um papel primordial no preparo do jovem para o mercado de trabalho, pois são a base do conhecimento teórico e precisam ser a base para desenvolver habilidades sociais para enfrentar os desafios profissionais.

Hoje, vamos falar sobre o papel da escola no preparo e formação do jovem para o mercado de trabalho, pensando na aproximação do estudante e o mundo profissional.

1. Comunicação: ela é fundamental no ambiente de trabalho, portanto, é preciso desenvolver e incentivar a comunicação oral e escrita.

Promover feiras, palestras ou rodas de conversa com profissionais de diferentes áreas, pode ser uma forma de construir pontes entre os estudantes e o mercado de trabalho.

1. Além da escola: realizar visitas à universidades da cidade ou da região, pode ser uma oportunidade incrível para muitos alunos.

Essa iniciativa ajuda a compreender o mundo acadêmico e as oportunidades profissionais que podem surgir com a educação superior.

2. Parcerias: outra forma de aproximar o estudante ao mercado de trabalho é conhecendo na prática o funcionamento de empresas e instituições.

Visitar e conhecer o dia a dia dos colaboradores pode oferecer insights profissionais e também networking.

3. Mundo digital: é importante que os estudantes entendam sobre ferramentas úteis para o mercado de trabalho.

4. Desenvolvimento emocional: além do conhecimento acadêmico, é importante desenvolver a inteligência emocional, também conhecida como soft skills.

São características que o profissional pode adquirir para melhorar seu desempenho, como: capacidade de comunicação, organização, empatia, resiliência e trabalho em equipe.

Preparar os estudantes para o mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, mas com auxílio da família, da escola e de empresas, essa fase pode ser mais tranquila.

Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais e saiba mais:

Instagram: @formulacolegio

Facebook: Colégio Fórmula