BLOG

Aqui você encontra novidades e dicas do Colégio Fórmula.

Dicas 20/01/20 / DICAS / EDUCAÇÃO / EDUCAÇÃO INFANTIL

DICAS VALIOSAS PARA AUMENTAR O DESEMPENHO ESCOLAR DOS FILHOS

Quando os pais participam da educação dos filhos, o desempenho escolar melhora consideravelmente. Uma dúvida comum dos pais que participam da vida escolar dos filhos é: como ajudar no aprendizado do filho sem interferir? 

Essá é uma dúvida comum, afinal, a educação vai muito além das boas notas, o aprendizado é levado para a vida. Os pais têm a missão de despertar a importância dos estudos e motivar os estudos do filho. 

Por isso, trouxemos dicas valiosas que ajudarão a motivar seu filho a aumentar seu desempenho escolar.

Ensine a importância dos estudos

O primeiro passo para fazer com que seu filho aumente o desempenho escolar é lhe ensinar a importância que este aprendizado tem na vida dele. Muito além de boas notas! Explique com clareza os efeitos de manter um bom desempenho escolar e como isso irá influenciar o futuro dele. 

Defina metas realistas

Um grande problema para manter o desempenho nos estudos é a desmotivação. Manter o foco somente em uma grande tarefa (por exemplo, passar de ano), faz com que a espera seja extensa demais e a realização seja difícil.  

Para motivar seu filho, crie pequenas tarefas e metas de estudo. Por exemplo, se seu filho precisa ler um livro com 300 páginas dentro de x dias, crie pequenas metas, x páginas por dia, será mais fácil cumprir o objetivo maior. 

Está estratégia ajudará seu filho a se manter focado. Além disso, trabalhará com metas facilmente alcançáveis, fazendo com que o objetivo final se torne mais prazeiroso e simples. 

Crie um sistema de recompensas 

Nada de presentes e, muito menos, dinheiro. O sistema de recompensas não significa trocar desempenho por algo material. Seu filho bateu uma meta estabelecida por você? Troque por algo que ele goste de fazer.

Por exemplo, ele fez todos os exercícios de física, troque por 15 minutos para navegar na internet ou jogar um game. A recompensa deve ser conforme a meta cumprida. Desta forma, quando o objetivo for maior, a recompensa deve ser maior. Esta é uma boa forma para motivá-lo. 

Crie um espaço para os estudos 

Organize um espaço onde seu filho possa se concentrar e focar somente nos estudos. Mantenha este espaço limpo, sem televisão, videogame ou outras distrações. Deixe tudo que ele possa precisar à mão, como livros, cadernos e acesso à internet, somente se for supervisionado. 

Entenda a fonte da desmotivação 

O desempenho do seu filho na escola está baixo? Não o julgue sem antes entender o que está acontecendo. Estreite a relação com os professores, direção e coordenadores, eles  podem lhe repassar informações valiosas. 

Tente encontrar o que desmotiva seu filho, a partir daí, você conseguirá combater e motivá-lo da melhor forma. 

Reconheça o esforço

Reconhecer o esforço do seu filho é uma parte importante para que ele se desenvolva como estudante. Comemore em família as vitórias do seu filho, mesmo que pequenas. 

Esta ação ajudará para que seu filho sinta que o seu desempenho escolar é importante e valorizado por todos a sua volta. 

Apenas cuide para não atrelar o bom desempenho escolar com a sua atenção e carinho. Mesmo que o resultado não seja tão bom, demonstre interesse e apoio. 

Coloque o estudo em prática

Parte da desmotivado do estudante é pelo fato do material estudado estar muito longe da sua realidade. Para solucionar isso, ajude seu filho a colocar em prática e em situações do dia a dia o material de estudo. 

Além de ajudar na aprendizagem, esta atividade auxilia na motivação. Afinal, você também já deve ter se perguntando “quando vou usar isso?” enquanto estudava. 

Como você viu, o seu papel é fundamental para complementar o que foi estudado em sala de aula, motivar e aumentar o desempenho do seu filho nos estudos. 

POSTADO POR VOX BRAZIL COMUNICAÇÃO

COMPARTILHAR

Ir para WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?