BLOG

Aqui você encontra novidades e dicas do Colégio Fórmula.

Como 13/02/24 / SEM CATEGORIA

COMO DESENVOLVER AUTONOMIA NOS ESTUDOS

Mais um ano de muitos estudos inicia e, nesse processo de conhecimento, também desenvolvemos o autoconhecimento e a consciência do desenvolvimento enquanto estudante e cidadão. 

Hoje, vamos falar sobre como desenvolver autonomia nos estudos. 

Em tempos de acesso rápido à informação, é comum nos sentirmos perdidos e com a mente cheia de dados, que nem sempre são úteis para nosso crescimento pessoal e educacional. 

Nesse processo de formação é muito importante saber filtrar os conteúdos e informações, para conseguir avançar no aprendizado.  Acompanhe: 


 O que é autonomia? 

A autonomia é a habilidade de tomar suas próprias decisões livremente. Entendemos que, apesar do significado, a autonomia não é tarefa simples. Estamos inseridos em diversos ambientes sociais que demandam diferentes comportamentos no dia a dia e, para cada ambiente, há regras que moldam nossas decisões.

Porém, ao nos formamos enquanto indivíduos sociais, desenvolvemos nossa autonomia conforme entendemos a sociedade, por isso é muito importante ser autônomo em nossos estudos também, pois é por meio deles que iremos construir nosso futuro profissional e também nos posicionar socialmente.

Como desenvolver autonomia nos estudos?

A autonomia está muito ligada ao nosso emocional. Por muitas vezes nossas decisões são feitas de forma sentimental/emocional. Portanto, para desenvolver sua autonomia nos estudos, também é importante compreender as emoções e saber quais atitudes despertam determinadas emoções. 

Esse passo é o primeiro para entender o funcionamento da sua mente, o que torna seu entendimento mais claro. 

Além disso, também destacamos que é necessário ser ativo ao estudar, ler o livro, responder às questões. Tentar fazer diferente, explicar o conteúdo para si mesmo e perceber quais os tópicos não se consegue falar ou elaborar. É possível também, explicar o conteúdo a um amigo ou familiar e exercitando a fala e habilidade de ordenar ideias. 

Vale usar as tecnologias ao seu favor e aproveitar a facilidade de obter conhecimento nos dias atuais. Porém, devemos estar atentos e saiber filtrar as informações que aparecem e buscar fontes confiáveis. 

O processo de desenvolver a autonomia nos estudos é difícil é preciso ter paciência e resiliência, ou seja, perceber seus pontos fracos, mas não fazer deles a regra. Trabalhar para melhorar e lembrar que dar um passo de cada vez é melhor do que estar parado.

Gostou do nosso conteúdo de hoje? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: 

Instagram: @formulacolegio

Facebook: Colégio Fórmula 

POSTADO POR VOX BRAZIL COMUNICAÇÃO

COMPARTILHAR

Ir para WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?