BLOG

Aqui você encontra novidades e dicas do Colégio Fórmula.

Como 05/09/23 / COLÉGIO FÓRMULA / EDUCAÇÃO INFANTIL

COMO AUXILIAR A CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO?

Confira algumas dicas preparadas pelo Colégio Fórmula. 

O processo de alfabetização é muito além da sala de aula. A família e, principalmente, os pais são fundamentais nesse processo de aprendizagem. Há diversas maneiras de auxiliar o seu filho nesse momento e para contribuir separamos algumas dicas. Acompanhe:

Leia histórias: as crianças reproduzem atitudes, por isso, é importante que os pais sejam exemplos. Leia histórias junto com a criança e incentive esse hábito com livros adequados para a idade. 

Escreva bilhetes: escreva alguns recados e deixe espalhados pela casa, desta forma, você estimula a criatividade e atenção do seu filho. Incentive a criança a deixar alguns recadinhos, assim, ela desenvolve a leitura e escrita. 

Aproveite a rotina: na ida ou volta da escola, no mercado e até mesmo no trânsito, aproveite para desenvolver a leitura de placas, outdoors, fachadas, entre outros. A criança, além de ler, também estará compreendendo o mundo ao ser redor. 

Inclua a criança em tarefas: para tornar a casa um ambiente de alfabetização é preciso aproveitar todos os momentos, um deles é a hora de ir ao mercado. Peça auxílio para a criança listar o que precisa ser comprado. Se vai preparar uma receita, inclua a criança no momento, peça que ela leve os ingredientes. São maneiras descontraídas de aprender e passar um tempo em família. 

Nesse processo é importante lembrar que a criança tem um ritmo próprio de aprendizagem e de reconhecimento de conteúdo, por isso, é preciso ser estimulada, afinal a informação será absorvida de diferentes maneiras para cada criança. 

Siga as nossas redes sociais:

Instagram: @formulacolegio

Facebook: Colégio Fórmula

POSTADO POR VOX BRAZIL COMUNICAÇÃO

COMPARTILHAR

Ir para WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?