BLOG

Aqui você encontra novidades e dicas do Colégio Fórmula.

7 20/01/20 / DICAS / EDUCAÇÃO / PRÉ-VESTIBULAR / PREPARATÓRIO ENEM

7 PRÁTICAS PARA MANTER O FOCO NOS ESTUDOS

Se você busca obter sucesso, seja no vestibular ou simplesmente para aumentar as notas, é necessário muito foco e disciplina durante o aprendizado. Manter o foco nos estudos faz total diferença na hora de absorver o conteúdo que está aprendendo. 

Porém, depois de algum tempo estudando qualquer detalhe no ambiente pode acabar se transformando em uma distração e acabando com o foco. Por isso, trouxemos 7 práticas que lhe ajudarão manter o foco e obter bons resultados com os estudos. 

Boa leitura! 

1. Mantenha tudo organizado

O espaço onde você estuda tem muita influência no foco e disciplina, principalmente se você se distrai facilmente. Quanto menos objetos desnecessários ao seu redor, menor será a distração na hora do aprendizado. 

Alem disso, quanto mais desorganizado estiver o local dos estudos, mais tempo você perderá procurando por itens perdidos, tirando sua concentração do que realmente interessa: os estudos. 

Por isso, mantenha o ambiente dos estudos organizado, limpo e agradável. Lembre-se, quanto menores forem as interferências, maior o seu foco na aprendizagem. 

2. Crie um cronograma de estudos

Nada melhor para manter o foco que manter a disciplina nos estudos. Uma boa prática para isso é criar um cronograma de estudos. Desta forma, você visualiza toda sua rotina e avalia os melhores horários e aqueles com que você tem mais facilidade para estudar. 

Com um cronograma de estudos você consegue ter uma visão clara do quanto precisa estudar para alcançar seus objetivos. Anote tudo, conteúdos a serem estudados, atividades que precisa fazer, testes e tudo mais. 

Dessa forma, nada fica de fora e você sabe os horários que precisa estudar, tudo com disciplina, assim, manter o foco será mais fácil. 

3. Desligue-se de tudo

É comum ficarmos conectados 24 horas por dia, seja na televisão, redes sociais ou até mesmo buscando coisas sem sentido no Google, na internet é fácil se distrair e perder o foco rapidamente. 

Desligue-se de tudo na hora de estudar, desligue a TV, o telefone e qualquer outra distração. A melhor forma é encontrar um espaço calmo e tranquilo para estudar, leve somente os materiais necessários para o aprendizado. 

4. Faça resumos

Vá além de somente ler o material que precisa aprender, faça resumos e os escreva à mão! Você deve estar pensando que o método é ultrapassado e não utilizar toda a tecnologia disponível é um desperdício. Calma, vamos explicar! 

O fato de fazer resumos e escrevê-los à mão é uma prática que ajuda, e muito, no aprendizado. Segundo cientistas da Universidade de Princeton, o ato de escrever à mão ajuda a manter o foco no que se está fazendo e reter o conteúdo com mais facilidade. 

5. Dê uma pausa para relaxar

Depois de certo tempo de estudo não adianta, o cansaço toma conta e é necessário uma pausa para relaxar. Um momento de descanso é muito importante para manter o foco nos estudos, por isso, dê uma volta, tome um copo de água e descanse a mente. 

Não dar uma pausa quando necessário pode prejudicar a sua produtividade e atrapalhar sua concentração, além de diminuir a capacidade de reter os conteúdos que está estudando. 

Uma boa prática é utilizar a Técnica do Pomodoro, que consiste em manter o foco na atividade que está fazendo durante 25 minutos consecutivos e dar uma pausa. 

6. Crie um ritual antes de iniciar  

Seu cérebro precisa saber que é hora de estudar para manter o foco no momento. Uma boa prática para ajudar a treinar seu cérebro para isso, é criar um ritual antes de começar a estudar. 

Crie um passo a passo para os estudos, dessa forma, seu cérebro saberá que chegou a hora de estudar e será mais fácil manter o foco. Algumas ideias são: colocar algum incenso, pegar um copo de água e colocar na mesa, fazer um alongamento. 

É importante lembrar de repetir sempre antes de começar a estudar. Repita o método durante 60 dias, dessa forma, o corpo irá se acostumar com o novo hábito e o cérebro irá associar com a hora dos estudos. 

7. Mantenha uma rotina saudável 

Manter uma rotina também tem muita influência sobre a concentração. Crie o hábito de dormir cedo e mantenha uma alimentação saudável. Esses hábitos ajudarão a manter o foco durante o dia e na hora dos estudos. 

Além disso, alguns alimentos dão um up na memorização e ajudam a potencializar os resultados. Inclua nas suas refeições alimentos como mirtilo, linhaça, brócolis e beterrabas. E mantenha distância dos alimentos calóricos, ricos em gordura e açucares, processados e pobres em nutrientes. 

Conclusão 

Esperamos que essas práticas ajudem para você consiga alcançar seus objetivos com sucesso. Clique aqui e solicite um contato do Colégio Fórmula e saiba como podemos lhe ajudar a alcançar sua vaga no curso dos sonhos. 

POSTADO POR VOX BRAZIL COMUNICAÇÃO

COMPARTILHAR

Ir para WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?