BLOG

Aqui você encontra novidades e dicas do Colégio Fórmula.

6 09/10/23 / DICAS / EDUCAÇÃO INFANTIL / FÓRMULA BABY / FÓRMULA KIDS

6 PRÁTICAS PARA APRIMORAR A CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS

A concentração é uma habilidade fundamental para o ser humano realizar quaisquer atividades e em diferentes idades.

Por isso, deve ser uma tarefa estimulada desde a infância, para que contribua no desenvolvimento de aprendizagem da criança. 

Abaixo listamos 6 práticas que podem ser aderidas para aprimorar a concentração dos pequenos.

  1. Leitura – a leitura é um hábito saudável que estimula a concentração, criatividade e imaginação. Como sugestão para incrementar no seu dia a dia, opte pela leitura antes de dormir. Ajudará também a acalmar para a hora do sono. Atente-se para escolher livros corretos para a idade da criança.

  1. Jogos educativos – diversos jogos incentivam o desenvolvimento da lógica infantil e a respeitar as regras sem agir no impulso. Alguns exemplos para investir e brincar são: “o que é o que é”, jogo da memória, cartas, jogos de tabuleiros e outros. 

  1. Atividades manuais – massa de modelar, lápis, pincel, tinta, giz de cera e papel na mão de uma criança viram arte. A imaginação rola solta e elas amam. Além de ser muito divertido e ocupar um bom tempo, as atividades manuais contribuem também para a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo. 

  1. Esportes – a prática de atividades físicas é indispensável para uma vida saudável. Durante a infância, a prática encoraja a ter disciplina, perseverança, cooperação e senso de justiça. Jogar bola, andar de bicicleta e natação são alguns dos exemplos. 

  1. Brincadeiras de criança – pode parecer óbvio, mas com tantos estímulos atuais (celulares, televisão, videogame, etc.) muitas crianças perdem horas sem realizar nenhuma brincadeira de sua faixa etária. Pular corda, mímica, teatros de “faz de conta” sozinho ou, se possível em grupo, podem ter uma mudança significativa de foco e concentração. 

  1. Práticas de estudos – é comum, entre as crianças que já frequentam a escola, o desinteresse pela realização do dever de casa. Algumas podem ter dificuldade para ficar sentada por muito tempo e realizar a tarefas. Para ajudar, adote métodos complementares de ensino, como exemplo: vídeos no YouTube, filmes, games educativos e outros.

Além das atividades descritas acima, outras duas formas que contribuem para o foco e a concentração da criança é a participação nos cuidados da casa e em receitas culinárias. 

Recolher os brinquedos espalhados pela casa, levar roupas sujas até o cesto, recolher seu prato da mesa, quebrar um ovo, ajudar a mexer um bolo e diversas outras coisas podem ser incluídas nessa lista…  

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com alguém que também gostaria de ler. 

Siga nossas redes sociais:

Instagram: @formulacolegio

Facebook: Colégio Fórmula

POSTADO POR VOX BRAZIL COMUNICAÇÃO

COMPARTILHAR

Ir para WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?