FESTA JUNINA: CULTURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
O mês de junho é conhecido, tradicionalmente, pelas festividades juninas. Esse já é um evento fixo no calendário escolar com uma grande história e tradição no Brasil, por isso, podemos utilizar a festa junina como cultura e prática pedagógica para incentivar o ensino e a integração da comunidade com a escola.
Confira alguns motivos que tornam a festa junina um ambiente de aprendizagem:
1) INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS E ESCOLA
A participação dos estudantes é essencial, eles podem ajudar a fazer a decoração, os cartazes, bandeirolas, entre outros. O objetivo é incentivar os alunos a colocarem a mão na massa, valorizando e potencializando o criativo e social da turma.
2) COMPREENDER A ORIGEM
Durante o processo de desenvolvimento da festa junina, os professores podem incentivar os estudantes teoricamente, por meio da história, a conhecer a tradição da festa junina e quais os motivos que levaram a popularização da festividade no Brasil.
Desta forma, os estudantes podem compreender o sentindo, agregando o conhecimento sobre a cultura brasileira.
3) PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA
A família também é parte da escola e sua participação é fundamental para o desenvolvimento do estudante em vários aspectos.
A participação pode ser feita, ativamente, de diversas formas: a família pode contribuir na organização do ambiente escolar para a festa, na preparação dos alimentos típicos, nas atividades e brincadeiras. Assim, aluno e família estreitam laços.
Outras formas de aliar a festa junina como cultura e prática pedagógica:
- Usar a tecnologia em favor dos estudantes e da escola, incentivando na realização de vídeos para apresentar trabalhos sobre a cultura da festa junina, sua história e tradição;
- Explorar a diversidade artística, incentivando os estudantes a compreenderem as músicas típicas e sua criação;
- Desenvolver projetos para a produção de receitas típicas da época junina.
A festa junina vai além do que já conhecemos e podemos aproveitar a época para aprimorar o conhecimento dos estudantes, além de integrar a comunidade com a escola.
Gostou? Acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos!
Instagram: @formulacolegio
Facebook: Colégio Fórmula
Confira mais conteúdos em nosso blog.
POSTADO POR VOX BRAZIL COMUNICAÇÃO