BLOG

Aqui você encontra novidades e dicas do Colégio Fórmula.

Dicas 07/04/20 / SEM CATEGORIA

DICAS PARA VOCÊ ESCOLHER A PROFISSÃO CERTA

Quantas vezes escutamos que escolher a profissão certa é uma das maiores angústias dos jovens. A ansiedade de ter várias opções interessantes e escolher apenas uma acaba sendo um castigo.   

O peso de um erro e a pressão com a frase “seu futuro está em jogo” é grande. Mas, existem pessoas que trabalham com o que amam e outras que encaram o trabalho como obrigação. Tudo depende do seu objetivo e a maneira que você vê a vida. 

Existem aquelas pessoas que desde pequenos já sabem a profissão e continuam apaixonados por toda vida. Acredite, isso acontece com uma parcela pequena. Nem todos têm essa felicidade. 

Esse momento é muito importante para sua vida. Produzimos esse conteúdo com dicas úteis que certamente lhe ajudarão a escolher a profissão certa.

NÃO TENHO IDEIA DO QUE QUERO FAZER

Primeiro, relaxa! A profissão não precisa ser para a vida toda como era antigamente. Hoje as áreas se cruzam, se conversam, são amplas e você vai conseguir descobrir onde se encaixa. 

Por isso, sua escolha profissional não precisa ser um dilema. É uma decisão bem importante, mas não embase sua vida nessa escolha. Existem mil oportunidades e novas carreiras aparecendo, inclusive, a partir da formação que você escolher. 

REFLITA SOBRE SEUS INTERESSES

Pense sobre o que você se diverte fazendo. Claro, que seu gosto e suas preferências certamente vão mudar ao longo dos anos, mas é essencial você saber qual área te chama atenção. Por exemplo: área de humanas, exatas ou biomédicas. 

Outro ponto importante é pesquisar sobre as profissões que estão surgindo. O crescimento do mercado de trabalho e as novas funções que ganham destaque e levam a um outro olhar para o futuro, com boas oportunidades. 

Profissões que não existiam antes, hoje são fundamentais. Veja dois exemplos:

Gestor de mídias sociais é uma função recente e mais de 80% das empresas contratam um profissional que realiza essa atividade;

Analista de BI antigamente não era valorizado. Hoje em dia é uma função extremamente estratégica na empresa. O analista de dados define e melhora padrões e práticas do desenvolvimento para a empresa. 

Alguns padrões profissionais foram modificados e aperfeiçoados com o tempo. Com o avanço da tecnologia e a quantidade de informação que temos, identificar a profissão correta não é uma tarefa difícil, pois há muitas opções disponíveis.

BUSQUE CONHECIMENTO SOBRE SUA ÁREA DE INTERESSE

O ideal é que você faça um TOP 3 com as três opções que fazem mais sentido para você. Busque conhecimento dessas áreas, converse com quem está no mercado de trabalho, participe de palestras, pergunte, veja vídeos sobre o mercado de trabalho.

Interaja com pessoas que têm conhecimento sobre a área que você quer exercer. Pode acreditar, os profissionais vão adorar te ajudar e dar informações para quem está cogitando entrar no mercado de trabalho. 

ESCOLHER A PROFISSÃO CERTA: SUCESSO E SUAS PREFERÊNCIAS  

Fique atento com quem você tem ouvido! Muitas vezes os jovens acabam se comparando com o amigo, mas as percepções de vida dos dois podem ser completamente diferentes. 

O que você almeja para sua vida precisa ser uma decisão individual e consciente. 

O fator primordial é você traçar seu perfil. Sua escolha depende muito do estilo de vida que quer levar. Quanto mais conhecer o universo da sua futura profissão e conversar com pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, mais você vai saber se combina com o que escolheu.

No mais, não precisa se sentir inseguro, ter medo ou achar que essa é uma decisão única e precisa ser certeiro.

Não se sinta paralisado, sinta-se motivado a dar seu melhor na prova, com a segurança de suas escolhas e opções.

O vestibular não é o fim do mundo, é apenas um passo para a nova etapa na sua vida. Sabemos que é um momento delicado na vida de qualquer adolescente, mas com calma, foco e paciência tudo vai dar certo.      

POSTADO POR VOX BRAZIL COMUNICAÇÃO

COMPARTILHAR

Ir para WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?