BLOG

Aqui você encontra novidades e dicas do Colégio Fórmula.

Como 07/04/20 / SEM CATEGORIA

COMO INCENTIVAR MEU FILHO PARA SER UM ALUNO BRILHANTE?

Com a rotina tumultuada, a falta de tempo dá um sinal de alerta aos pais. A atenção e tempo para os filhos estão escassos, seja pelo cansaço, rotina ou por conta do trabalho. Como incentivar meu filho para ser um aluno brilhante é uma dúvida bem comum entre muitos pais. 

As consequências de uma criança sem conhecimento sobre as suas obrigações são nítidas. Normalmente, apresentam comportamento agressivo ou baixa autoestima, não conseguem respeitar limites, nem autoridades.

Sabemos que preparar os filhos para o mundo é sempre um desafio imenso, ainda mais quando o assunto é educação, pois precisa de dedicação, paciência e tempo. Para muitos pais, incentivar o filho para ser um aluno brilhante parece muito distante.

Mas, como começar a introduzir um senso de responsabilidade para uma criança? Como não parecer que os pais estão se intrometendo demais? Entenda algumas táticas que funcionam para introduzir as tarefas necessárias do dia a dia. 

ESTIMULE UM PENSAMENTO VENCEDOR

“Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas.” (Augusto Cury).

O aperfeiçoamento do aprendizado infantil influencia diretamente a vida adulta do seu filho. Instrua-o a sempre buscar aprender e a não se contentar com o que ele sabe. Dessa forma você o incentiva para se tornar cada vez mais brilhante e determinado.

Estabeleça metas

Para melhorar o aprendizado, uma boa dica é estabelecer metas.Comece com pequenas metas, de maneira que seja possível cumprir. Assim, a criança vai se sentir encorajada e motivada para bater as metas, como se fosse um game de desafios.

Gamificar a educação em casa é uma excelente maneira de estimular seu filho a querer e é uma forma divertida de prepará-lo para ser um aluno brilhante. Trata-se de uma estratégia para deixar o conhecimento mais atraente e promover um ambiente mais desafiador. 

O foco não é a competitividade mas sim a superação do aprendizado e a sua socialização. Não precisa, necessariamente, ter uma recompensa depois de cada atividade. O foco deve ser no estudo de maneira dinâmica. 

NÃO DELEGUE A EDUCAÇÃO

A participação da família é fundamental e única para que a fluidez do processo aconteça. O objetivo em comum é formar e transformar a criança em um ser humano bom, respeitoso e honesto. A escola não funciona sem a família e a recíproca é verdadeira. 

Afinal, escola é o primeiro lugar que a criança vai ter contato com pessoas que não tem nenhum vínculo familiar. Onde a criança aprende a sair da sua zona de conforto, fazer amizades e começar a ser independente. 

Escola é um novo mundo para a criança que chega: um lugar que ela se sente acolhida, interage, aprende a se responsabilizar pelos seus atos e a se comunicar de maneira mais clara. O interesse dos pais por esse novo momento é essencial, independente da idade e da série.

Como fazer isso?

Aprenda algumas formas de incentivar seu filho para ser um aluno brilhante de forma natural e sempre presente:

Começar a se interessar desde que a criança entrou na escola já é um grande passo.

Perpetuar o interesse também. Ouvir como foi o dia da criança. Perguntar com quem ela brincou em uma primeira fase é legal e faz você criar vinculo com seu filho.

Caso haja a necessidade, converse com a escola sobre a dificuldade de seu filho.

Pois, assim é possível elaborar estratégias para que os alunos entendam e vençam suas adversidades.

Abraçar o sonho do seu filho e apoiar faz com que ele se sinta respeitado e independente naquela fase.


DESENVOLVA O SENSO DE RESPONSABILIDADE

O senso de responsabilidade começa a ser desenvolvido desde pequeno. Por exemplo, quando seu filho faz bagunça e depois precisa organizar o local. Isso é uma noção de responsabilidade, onde ele vai saber que se bagunçou, vai ter que arrumar. 

A responsabilidade criada desde pequeno, faz com que a criança se torne um adulto confiante de suas escolhas. Assim, não terá receio e nem medo de encarar novos desafios da vida. 

ESTEJA POR PERTO PARA SEU FILHO SER UM ALUNO BRILHANTE

Estar presente na vida do filho é vital para um bom desempenho escolar. Também é importante para ter informações que os filhos não te contam. Quando existe o costume de conversar entre família sobre os acontecimentos, você não é pego de surpresa quando o problema aparece.

É fundamental que a criança seja criada em um lar cujo os pais estejam presentes, pois eles oferecem o apoio incondicional, proteção e consolo. 

PAPEL DA ESCOLA

Não tem mistério. Família e Colégio encontram sempre uma fórmula de fazer dar certo. O segredo é o estudo, instrução, dedicação e muito amor. Orientações seguras geram independência e aumentam a autoestima da criança.  

Conte com o Colégio Fórmula para o melhor ensino em diferentes níveis. Vamos ajudar você desenvolver e preparar seu filho para ser um aluno brilhante, qualquer dúvida basta entrar em contato

POSTADO POR VOX BRAZIL COMUNICAÇÃO

COMPARTILHAR