Como 04/07/22 / COLÉGIO FÓRMULA / EDUCAÇÃO / EDUCAÇÃO INFANTIL

COMO INCENTIVAR A LEITURA NAS CRIANÇAS?

Hábito

A leitura estimula o raciocínio, transforma o vocabulário e aprimora a capacidade de interpretação. Ela é importante em todas as fases: quem lê cresce, se desenvolve pessoalmente e profissionalmente, aprende de forma mais rápida e nunca cansa de buscar mais conhecimento.Assim como na fase adulta, o hábito de ler exerce grande importância também na vida dos pequenos. Para despertar o interesse e amor pela leitura, separamos algumas dicas. Acompanhe:

1 – Aposte em livros adequados para a idade da criança
Ter o livro certo e a idade certa faz toda diferença para despertar o hábito da leitura. Há livros infantis para bebês, crianças e pré-adolescentes.

2 – Fique atento às dificuldades
Quando perceber qualquer dificuldade que atrapalhe a leitura, procure ajuda. Mas não pare de incentivar o pequeno. O estímulo contínuo auxilia no desenvolvimento da criança.

3 – Diversão até na hora de ler
Um erro muito comum é obrigar a criança a ler. Isso faz com que ela veja essa prática como chata. Quando o pequeno está se divertindo/imaginando é mais fácil assimilar e torna esse hábito muito mais prazeroso.

4 – Rotina é vida
Assim como qualquer outro hábito, ler diariamente é essencial para criar uma rotina no dia a dia da criança. Dê o exemplo: leia jornais, revistas e livros. Os pequenos seguem exemplos!

5 – Passeios interativos
Que tal aproveitar o fim de semana para ir a uma biblioteca ou livraria? Essa é uma experiência única! Deixe a criança explorar e encontrar o livro que mais se identifica.

Essas foram algumas dicas que auxiliam no hábito da leitura contribuindo para o vocabulário e o desenvolvimento intelectual do seu filho. Gostou dessas sugestões?

Acesse o Blog do Colégio Fórmula para ler nossas dicas valiosas para aumentar o desempenho escolar dos filhos e também como incentivar seu filho a ser um aluno brilhante